Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todas as pessoas enfrentarão dor nas costas ao menos uma vez na vida. A má postura no dia-a-dia e o excesso de tempo gasto na frente do computador em caso ou no trabalho, além do uso de bolsas pesadas e calçados inapropriados, podem causar danos ao corpo, principalmente para a coluna vertebral que é a nossa base estrutural.
Desequilíbrios musculares, movimentos repetitivos no trabalho ou no esporte, sedentarismo, fatores hereditários, tabagismo, idade avançada e, sobretudo, os vícios de postura são grandes fatores de risco que podem prejudicar, severamente, a saúde da coluna e a dor nas costas aparece como um sinal indicador.
Uma das formas de combater este incômodo pode ser com a prática do Pilates. Essa atividade possui técnicas apropriadas que auxiliam no alívio das dores, por meio de um eficaz fortalecimento de musculaturas profundas e certeiras na reeducação postural, que atuam como estabilizadores da coluna. São esses músculos que mantêm a coluna posicionada no seu lugar, sem desvios. Os músculos paravertebrais também são trabalhados no Pilates, auxiliando na manutenção da coluna ereta. Já o músculo quadrado lombar auxilia na extensão e na rotação de tronco. Por último, o Pilates trabalha o trapézio, músculo responsável pelos movimentos de ombro, cabeça e diafragma – músculo da respiração.
O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer faixa etária. Mas antes de iniciar os exercícios, principalmente para quem já apresenta dor na coluna, é fundamental uma avaliação de um profissional qualificado.
Benefícios do Pilates no alívio de dor nas costas
Com um amplo repertório de exercícios, o Pilates reúne técnicas que promovem o fortalecimento da musculatura da região lombar que uma vez saudável mantém a coluna estabilizada, sem desvios.
Exercícios específicos auxiliam no alívio das dores, mas antes de iniciá-los é fundamental uma avaliação física realizada por profissional capacitado. É nesta etapa que serão identificadas as necessidades e limitações do paciente para que seja traçado um programo de exercícios personalizado e, assim, garantir a eficácia da técnica. O trabalho precisa ser bem direcionado, para não ser prejudicial ao invés de efetivo.
A cada sessão, o praticante ganha uma maior consciência acerca de seu próprio corpo, aprendendo a utilizá-lo de forma correta sem o desperdício de energia e com o máximo de segurança. Mas cabe ao praticante do método, claro que bem orientado pelo profissional de saúde, focar sua atenção em cada movimento executado.
Exercícios com foco e concentração
Procure observar seu corpo e respeitar seus limites. Vá aumentando as séries conforme ganhar mais resistência e habilidade. O profissional especializado na técnica deve observar e orientar os exercícios conforme verifique a evolução do paciente/aluno.
Para que surja efeito, o Pilates deve ser realizado com foco e concentração, pois somente assim é possível ganhar a consciência de cada músculo que está sendo trabalhado no corpo. Consciência esta que facilita na hora do fortalecimento, trazendo resultados mais rápidos.
Ao incorporar o hábito de realizar estes exercícios no seu dia-a-dia, perceberá que este cuidado não fará somente bem para seu corpo, mas também para sua mente, que ficará mais serena.
Foto pasta pilates foto Pilates24