O Pilates Suspenso ainda é uma novidade para muitos fisioterapeutas e praticantes do método Pilates. O público ainda divide opiniões sobre a modalidade, mas informação nunca é demais.

Ao ver o tecido de suspensão (conhecido como colúmpio), muitas pessoas não sabem o que esperar das sessões e ficam na dúvida de suas capacidades pra “ficar pendurado de cabeça para baixo”. Entretanto, é um exercício que pode ser praticado desde que adaptado às capacidades físicas de cada indivíduo, com evolução gradual, e é claro, sempre com a orientação de um profissional capacitado.

Os exercícios em suspensão, independentemente de serem usados como parte da sessão, ou durante uma aula inteira, buscam a integração corpo e mente, além de trabalhar capacidades físicas como força, resistência, estabilidade, alongamento e equilíbrio. Em todos os exercícios observa-se o alinhamento corporal adequado, promovendo a correção da postura do praticante; e a ativação do CORE ou Power house.

Um de seus maiores diferenciais é a possibilidade de inversão parcial ou completa, possibilitando uma descompressão da coluna vertebral. Esta posição também favorece uma maior irrigação dos vasos capilares, além de um esvaziamento e aquietamento mental, trazendo um equilíbrio emocional.

O que é Pilates Suspenso

A suspensão em si, caracteriza-se pelo ato de suspender-se no alto pendurando-se em algo, sendo assim, o Pilates suspenso é um treinamento que consiste na realização de movimentos com o corpo suspenso, seja em partes ou por completo.

Assim, o peso corporal é utilizado como principal ferramenta para desafiar-se, onde a ideia principal é utilizar a gravidade a seu favor, realizando movimentos mais desafiadores que estimulem a resistência corporal, o equilíbrio e a força podendo trabalhar várias partes do corpo.

Ao realizar o os exercícios do Pilates Suspenso você garante um enorme controle entre o corpo e a mente oferecendo a si próprio estímulos diferentes que te ajudam a ganhar força e flexibilidade.

O Pilates Suspenso foi criado anteriormente para treinar militares em ambientes restritos como submarinos, pois era necessária uma tecnologia esportiva que ocupasse pouco espaço e fosse boa para atender as necessidades dos mesmos com o intuito de melhorar a resistência.

Hoje, o Pilates Suspenso pode ser praticado por todos, desde iniciantes, até “Pilateiros” avançados.

Aparelhos utilizados no Pilates Suspenso

O Pilates Suspenso conta com alguns aparelhos que auxiliam o indivíduo no momento em que for realizar os movimentos.

Alguns desses aparelhos são:

Fita de Suspensão: esta fita foi criada por Rendy Hendrik, um ex-membro da marinha americana que percebeu a necessidade de treinar com equipamentos mais portáteis. 
Assim surgiu essa fita de nylon resistente que pode ser usada para fazer exercícios com o peso do corpo.
A Fita de Suspensão é um ótimo equipamento para trabalhar força e equilíbrio, especialmente por trazer um pouco de instabilidade para o exercício.

Columpio: é feito de tecido de nylon e possui apoios para as mãos e os pés e um balanço grande de tecido. Este equipamento proporciona o máximo de movimento possível, sendo flexível e seguro ao mesmo tempo.
Além disso, o Columpio pode ser utilizado realizar uma infinidade de exercícios auxiliando no momento de praticar Pilates.

Columpio Wall: é um Columpio diferenciado que vem acoplado a uma parede para realizar os exercícios.
Este equipamento não possui alças, que devem ser removidas pela própria pessoa que vai usar.
Sua principal função é ampliar o número de exercícios que você pode usar na sua aula, além de ser muito prático de usar.

Benefícios do Pilates Suspenso

Quando você passa a praticar Pilates Suspenso, seu corpo garante diversos benefícios, como:

● Melhora da coordenação motora;
● Amplia a força;
● Aumenta a flexibilidade;
● Proporciona prazer e bem-estar;
● Evita patologias;
● Reabilita as lesões existentes;
● Previne as dores;
● Melhora a qualidade do sono;
● Melhora a resistência física;
● Melhora a postura;
● Proporciona um enorme relaxamento do corpo e da mente;
● Aumenta a concentração;
● Fortifica os pulmões;
● Expande a consciência corporal;
● Evita problemas neurológicos;
● Alonga a musculatura;
● Garante estabilidade corporal;
● Auxilia no condicionamento físico;
● Ajuda no processo de emagrecimento.



Desta forma, seu corpo e sua mente ficam revigorados diariamente por meio do Método, colaborando para uma vida mais saudável.

Enviar comentário